Agentes de Saúde de Ilhéus receberão novo fardamento

José Antônio Ocké
Secom/Gidelzo Silva

Os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Ilhéus receberão novo fardamento a partir da próxima semana. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, José Antônio Ocké, durante entrevista concedida ao radialista Jota Carlos, da AM Santa Cruz, ao meio dia desta sexta-feira, dia 8. Ele explicou que o fardamento dos Agentes de Endemias chegaria a Ilhéus ainda hoje, conforme compromisso firmado pela empresa vencedora da licitação, que é do município de Valença.

José Antônio Ocké assegurou que assim que o material chegue a Ilhéus, previsto para esta sexta-feira, o fardamento será imediatamente distribuído aos agentes comunitários, primeiramente aos de endemias e, em seguida, aos de saúde. O kit de fardamento é composto de calça, camisa, bota, boné, bandeira e sacola. O município de Ilhéus possui, atualmente, 223 agentes comunitários de saúde e 120 agentes de endemias. Conforme lembrou o secretário de Saúde, no último mês de julho, foi entregue o kit de fardamento dos trabalhadores do Samu .

Outro assunto tratado na entrevista foi sobre a adequação do salário dos agentes comunitários e de endemias ao piso nacional. Conforme o secretário, o Ministério de Saúde divulgou neste ano de 2014, o novo piso, mas ainda não fez os repasses para auxiliar os municípios no pagamento do reajuste. Nesse sentido, Ilhéus - assim como outros municípios - está aguardando a transferência do Ministério, uma vez que o novo piso não está previsto no orçamentol deste ano, que é elaborado em 2013.  “O ministério de saúde ficou de encaminhar os recursos e ainda não o fez, e possivelmente não fará, porque também não estava previsto no orçamento deste ano”,  comentou Ocké.